quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sobrevivência e limites humanos.

Já pensou em morrer?  Até onde o ser humano pode chegar? Quais seriam seus limites? Pois bem, sabe-se que os limites de cada um se expande dependendo de uma mudança na própria carga genética tomando como exemplo, atletas. Independentemente do esporte que se pratica é possível perceber que diversos recordes foram criados com o passar dos anos, com a atualização de costumes, modos de treino, preparo físico e mental. Um recorde pode ser dito como uma quebra de limite. Se compararmos como tudo era visto e feito há muitos anos atrás e como é visto hoje, teremos pequenas semelhanças e diversas mudanças, que podem ter contribuído ou não para o que somos e onde conseguimos chegar hoje.    Um ser humano é capaz de sobreviver de 5 á 6 meses sem alimento. Sem água, com muita sorte, ele chegará a sobreviver 4 dias. Porém, surpreendente é algo que o ser humano consegue ser. Em 1905, o mexicano Pablo Valencia ficou sete dias sem beber absolutamente nada no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Nosso corpo tem cerca de 40 litros de água, perdendo entre 15% e 25% disso as células murcham, deixando o sangue viscoso, dificultando o trabalho do coração, resultando em tontura, fadiga, inconsciência e por fim, morte.
Quanto a profundidade, 3 metros é o que uma pessoa não treinada pode chegar a suportar e só. A pressão comprime principalmente o tórax e os órgãos internos. Fazendo assim com que o coração tenha dificuldade para bombear o sangue, sem se falar na falta de oxigênio. Em outubro de 2011, o frânces Loic Leferme desceu a 171 metros em apneia (sem respirar). Com cilindros de oxigênio e treinamento, o recorde é de 313 metros.

No frio, o corpo consome mais energia para evitar que a temperatura interna fique muito baixa sendo o normal, 36,5 ºC. Quando ela chega a 32 ºC, os vasos sanguíneos se fecham para perder menos calor para o ambiente, deixando assim o sangue mais denso e o coração batendo mais devagar, prejudicando a circulação. Com o corpo a 20 ºC, o coração para de bater.

Quanto a respiração, três minutos é o limite. Que foi quebrado pelo alemão Tom Sietas que prendeu o fôlego durante 8 minutos e 58 segundos dentro de uma piscina. Sem oxigênio, os neurônios são os primeiros a jogar a toalha. E você já sabe: depois que morre, um neurônio não se recupera nem ganha um substituto. A morte cerebral é irreversível. O coração pode sofrer lesões e infartos.

Estes e muitos outros são limites humanos, uns que foram quebrados, outros que talvez jamais sejam possíveis.





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Misturas... Soluções.

Para relaxar quando estão muito nervosas, várias pessoas tomam água com açúcar (muito conhecida como garapa). Para nos refrescar, é muito comum tomar refrigerante. Estas duas bebidas (com uma pequena observação sobre o refrigerante, que falaremos em breve) são exemplos de soluções.



Soluções, são misturas homogêneas, pois só enxergamos uma fase, ou seja, a composição da "garapa" é de água e açúcar porém, não conseguimos ver os dois separadamente e sim, um único conteúdo. O mesmo acontece com a maior parte dos refrigerantes, pois ao velos não conseguimos identificar a água, o açúcar, o corante, etc, separadamente... Mas enxergamos-o como um todo.

Existem vários tipos de soluções, mas antes de entende-las, você terá que saber o que é soluto e solvente. É simples: Solvente é aquele que irá dissolver algo e este algo que vai ser dissolvido chama-se soluto, como por exemplo: Água= solvente e açúcar= soluto. Então, o conceito fica simples, solvente dissolve soluto; obviamente se um vai ser dissolvido no outro, um deles tem que estar em maior quantidade.

Os tipos de soluções são:

Insaturada: O solvente dissolve totalmente o soluto, mas ainda sobra espaço para dissolver mais.
Saturada: O solvente já dissolveu todo soluto que conseguia dissolver, chegando assim, ao seu limite.

Saturada com corpo de chão (ou, corpo de fundo): É quando o solvente chega no seu limite de solubilizar, mas 
mesmo assim ainda existe soluto para ser dissolvido então, este soluto ficará no fundo do recipiente onde está a solução.

Super saturada: Uma solução saturada com corpo de chão pode ainda dissolver este resto de soluto, o que vai dar a ela essa capacidade é a temperatura que se aterada, faz com que o solvente dissolva o resto do soluto. 




OBS: Em soluções que existem gás na sua composição, a pressão também será
fundamental para que o gás possa ser dissolvido. Quanto maior a pressão, maior a solubilidade do gás.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Uma teoria que vai fazer você pensar de outra maneira !

O início do universo ainda é algo não descifrado. Mas estaria uma nova teoria tentando e conseguindo tal feito ?

Ela se chama Teoria das Cordas. Nesta matéria não iremos nos aprofundar muito no assunto, pois iria tomar muito tempo. Mas, mesmo sem um entendimento mais aprofundado, esta teoria consegue te fazer pensar de outra maneira.

O Átomo é a singularidade máxima da matéria, pelo menos para a maioria das pessoas. Para quem crê na teoria das cordas, tem o seguinte conceito:

No interior do átomo existe algo ainda menor, pequenas cordas, com aparências de "fiozinhos". E o que vai definir as propriedades que formam as características de tal átomo, é a maneira como estas cordas vibram.


Ou seja, para cada tipo de matéria, pequenas cordas, menores que o átomo vibram, dando a elas as funções que podem desempenhar.


Então se você voltar no tempo, quando as matérias mais simples foram se juntando e, formando matérias mais complexas, a teoria das cordas nos explica um papel fundamental.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Beber leite, faz mal a saúde.

Beber leite, algo muito comum hoje em dia. Mas talvez, você não saiba de alguns detalhes e pode estar correndo riscos.
Hoje, em pleno século 21, as bebidas lácteas estão entre as mais consumidas, principalmente nos Países Americanos, e em boa parte da Europa. Aqui vai algo que muitos não esperavam.. tomar leite faz mal a saúde.
Está afirmação pode parecer uma mentira, mas não é. Iremos agora, mostrar alguns dados para você, caro leitor, tirar suas próprias conclusões.
Você já notou que o ser humano é a única espécie que toma leite depois da fase de bebê? Pois bem, se você voltar no tempo, por exemplo: 10.000 anos atrás, você verá que o ser humano não consumia leite, até menos tempo que isto também, esse é um fato e você pode pesquisar em alguns links que deixaremos disponíveis no final desta matéria.


Outro fato que você pode não ter notado é o seguinte: países como, China, Vietnam, Japão,
não possuem leite em sua dieta. E agora fica mais interessante... Estes, entre outros que não consomem leite (a maioria da população, obviamente) tem o menor índice de osteoporose do mundo! Isto mesmo, e também, o menor índice de fraturas, enquanto, países europeus e americanos, que tem o maior consumo de leite, possuem o maior índice de osteoporose
e fraturas do mundo!
De acordo com estes fatos, você deve sim, rever o seu conceito sobre tomar leite, por que principalmente o leite pasteurizado, (que é este que você compra no supermercado) após passar pelo processo de pasteurização, perde qualquer nutriente que ele já teve quando saiu de sua fonte. Aqui abaixo está disponível um vídeo de uma excelente palestra, do Dr.Lair, no qual, esta matéria foi baseada. Recomendo que assistam ao menos 15 minutos, realmente vale a pena.


Veja o vídeo da palestra aqui: http://migre.me/djds2


Já tentou observar o céu ? aqui vai algumas dicas para os iniciantes.

Já olhou para o céu e se sentiu perdido no meio de tantos astros? Muitas pessoas se encantam com a beleza do céu mas, muitas vezes não procuram se aprofundar no estudo dos corpos celestes, (astronomia) por não saberem por onde começar. 

Pensando nisto, o blog repuxando criou esta matéria especial para ensinar as pessoas como identificar uma constelação e mostrar um pouco sobre suas propriedades.







Uma das constelações mais fáceis de se identificar é a constelação de "Órion",
que significa "caçador", e para identifica-la facilmente você só precisará
tomar algumas medidas:
1ª - Escolha uma lugar bastante escuro para observar, assim as luzes das estrelas ficaram mais visíveis.
2ª - É de total importância que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens. As nuvens costumam aparecer em dias chuvosos. Como é possível perceber, elas dificultam a visão das estrelas por isto, é fundamental que o céu esteja limpo.
3ª - Tenha paciência durante todos os momentos em que estiver fazendo suas primeiras observações, pois pode parecer que você não está fazendo as coisas certas no começo porém, isto é normal, mantenha a persistência.



Agora você irá começar realmente a observação. Procure nos arredores do céu três estrelas próximas e que estejam alinhadas, ou seja, imagine que estas estrelas são apenas pontos, e que estes pontos se ligados uns aos outros por uma reta, formam uma linha. Estas três estrelas, são as famosas "Três Marias”. São realmente fáceis de serem encontradas por conta das características que foram citadas. As “Três Marias”, formam imaginariamente, o cinturão de Órion o caçador. Depois de ter as encontrado, você verá que de um lado, existem duas estrelas, que ficam uma perto da outra (só que um pouco mais afastado se comparado com as Três Marias). Já do outro lado (lado oposto), existem três estrelas, duas delas estão uma do lado da outras, e a terceira um pouco mais afastada e menos brilhante, mas ainda sim, notável. Ligando todos estes pontos (não considerando as Três Marias), você percebe que se forma uma figura geométrica. Depois é possível perceber que as Três Marias encontram-se dentro da figura.


Então, está é a constelação de Órion, muito parecida, com a figura aqui do lado!
Você também pode perceber que a ligação de todos os pontos, formam o desenho de um caçador com uma ferramenta de caça em uma mão e sua caça na outra. Assim que conseguir identifica-la, irá perceber a beleza que a astronomia nos trás e dai por diante, provavelmente, terá mais motivação para buscar mais sobre o assunto.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Superman - Cena cientificamente errada.

É claro que a ficção cientifica não pode ser levada em "total" consideração para compara-la a nossa realidade. Mas uma cena que intriga bastante os observadores é a cena em que o super-homem, salva uma senhorita que está em queda livre. Podemos dizer o que há de errado nesta cena ?





No primeiro momento a sugestão seria a seguinte "O homem não pode voar", correto. Mas, não vamos considerar este fato e dizer que ele possa. O erro estaria no seguinte: Lois Lane (A senhorita) está caindo, acelerando a uma velocidade de 9,8m/s². O Super-Homem a salva agarrando com seus braços super fortes e duros. A senhorita Lane, que está caindo a uma velocidade de 190km/h seria  imediatamente cortada em 3 pedaços, o que seria uma morte muito mais dolorosa, do que se ela apenas cai-se no chão. Não há outra alternativa, como a desaceleração, pois a distancia no chão este momento já é muito pequena.
(The Big Bang Theory)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Acidente no jogo do Gremio.

Após a famosa "Avalanche", comemoração tradicional da torcida do Gremio, a estrutura do estádio não aguentou e rompeu, algumas pessoas caíram dentro do poço de segurança.


Após o gol de Elano, valido pela fase da Pré-libertadores, a torcida do Gremio fez sua tradicional comemoração, onde os torcedores correm de cima, para baixo das arquibancadas. Mas desta vez a estrutura não aguentou e acabou rompendo. 9 pessoas se machucaram após cair no poço de segurança que fica localizado ao lado de todo o alambrado. O Time por outro lado também sofreu para vencer a temida LDU de quito, somente nos penaltis, o Tricolor gaúcho venceu o time equatoriano. O Gremio está no mesmo grupo que o Fluminense, campeão brasileiro de 2012.
Já há rumores que a Avalanche está com os dias contados e, talvez não poderá mas acontecer.

É mesmo Ateu ?

Muitas pessoas que não creem em uma divindade superior são rotuladas como "Ateus", mas este termo está realmente certo ?

Para a maioria das pessoas que não creem em Deus, mas não tem um conhecimento mais profundo do assunto, acabam se rotulando, ou sendo rotulados, por ateus. Mas não é só por que alguém não acredita em uma divindade que deve ser chamada de Ateu, pois existe um certo equivoco da sociedade diante disto.
Primeiramente, para quem não acredita em Deus, existem duas classificações básicas, o Ateu e, o Agnóstico. O Agnóstico, é aquele que pensa desta maneira: "Eu não acredito em Deus, pois não tenho uma prova concreta disto, mas, por outro lado, tenho minha mente aberta, pois não sei de tudo, caso algum dia cheguem à esta prova, eu acreditar sem nenhum problema.", já o Ateu pensa da seguinte maneira: "Deus realmente não existe, mesmo eu não tendo uma prova concreta disto, sei que não existe.", então, cuidados com essas situações são necessários para não equivocar-se.