quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Misturas... Soluções.

Para relaxar quando estão muito nervosas, várias pessoas tomam água com açúcar (muito conhecida como garapa). Para nos refrescar, é muito comum tomar refrigerante. Estas duas bebidas (com uma pequena observação sobre o refrigerante, que falaremos em breve) são exemplos de soluções.



Soluções, são misturas homogêneas, pois só enxergamos uma fase, ou seja, a composição da "garapa" é de água e açúcar porém, não conseguimos ver os dois separadamente e sim, um único conteúdo. O mesmo acontece com a maior parte dos refrigerantes, pois ao velos não conseguimos identificar a água, o açúcar, o corante, etc, separadamente... Mas enxergamos-o como um todo.

Existem vários tipos de soluções, mas antes de entende-las, você terá que saber o que é soluto e solvente. É simples: Solvente é aquele que irá dissolver algo e este algo que vai ser dissolvido chama-se soluto, como por exemplo: Água= solvente e açúcar= soluto. Então, o conceito fica simples, solvente dissolve soluto; obviamente se um vai ser dissolvido no outro, um deles tem que estar em maior quantidade.

Os tipos de soluções são:

Insaturada: O solvente dissolve totalmente o soluto, mas ainda sobra espaço para dissolver mais.
Saturada: O solvente já dissolveu todo soluto que conseguia dissolver, chegando assim, ao seu limite.

Saturada com corpo de chão (ou, corpo de fundo): É quando o solvente chega no seu limite de solubilizar, mas 
mesmo assim ainda existe soluto para ser dissolvido então, este soluto ficará no fundo do recipiente onde está a solução.

Super saturada: Uma solução saturada com corpo de chão pode ainda dissolver este resto de soluto, o que vai dar a ela essa capacidade é a temperatura que se aterada, faz com que o solvente dissolva o resto do soluto. 




OBS: Em soluções que existem gás na sua composição, a pressão também será
fundamental para que o gás possa ser dissolvido. Quanto maior a pressão, maior a solubilidade do gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário